Blog CT&I
O Blog CT&I explora temas de Ciência, Tecnologia e Inovação, conectando teoria à prática. Com análises profundas, oferecemos insights valiosos para quem deseja estar na vanguarda das transformações tecnológicas.
Opiniões, Análises, Tendêndias

Educação 5.0: tecnologia com propósito humano
Educação 5.0 une bem-estar, colaboração e criatividade à IA para personalizar e amplificar a aprendizagem. Guia direto para educadores e gestores liderarem escolas mais humanas.

Aprender Fora da Sala: Jacotot, Autodireção e a Educação Não Formal
A experiência de Joseph Jacotot — ensinar sem explicar — encontra ecos poderosos na educação não formal, onde a aprendizagem nasce da vontade, da experiência e da autonomia. Este post traça paralelos entre o gesto radical de Jacotot e a prática cotidiana de educadores que atuam fora da escola: em projetos sociais, movimentos culturais, coletivos e comunidades. Invisível para muitos, mas essencial para milhares, a educação não formal resiste ao controle e reencanta o ato de aprender. Não ensina por imposição — provoca, confia e liberta. Onde o sistema padroniza, ela reconhece: toda inteligência é capaz.

Aprendizagem Humana e Inteligência Artificial: Paradoxos e Convergências
A inteligência artificial aprende — mas sem consciência, sem vontade, sem compreensão. Este post investiga os paradoxos entre a aprendizagem humana e a artificial, mostrando como máquinas otimizam resultados enquanto humanos precisam de sentido para aprender. A partir da experiência de Jacotot e das bases da neurociência e da IA moderna, o texto questiona se estamos imitando as máquinas, ensinando-as a nos imitar — ou simplesmente abrindo mão da nossa capacidade de aprender. Em um mundo de algoritmos cada vez mais eficientes, a pergunta central permanece: queremos mesmo continuar aprendendo, ou apenas funcionando melhor?

A Vontade de Aprender: O Papel da Motivação na Educação
A aprendizagem não acontece por imposição, mas por vontade. Este post explora, com base na psicologia e na neurociência, como a motivação genuína — enraizada na autonomia, na competência e no pertencimento — é a força que sustenta o esforço cognitivo. A vontade de aprender não é apenas um estado emocional: é um mecanismo cerebral que responde ao sentido percebido da ação. Inspirado na experiência de Joseph Jacotot, o texto propõe uma mudança de paradigma: o educador não deve apenas ensinar, mas provocar o desejo de saber. Porque ninguém aprende o que não quer compreender.

Aprendizagem Autodirigida: Fundamentos e Evidências Científicas
Joseph Jacotot, no século XIX, mostrou que é possível aprender sem explicação — desde que haja vontade. A partir dessa experiência, este texto investiga a aprendizagem autodirigida sob a luz da ciência cognitiva, destacando seu alinhamento com o funcionamento natural do cérebro humano. A autonomia, a curiosidade e a confiança na própria inteligência tornam-se centrais. Com base em autores como Knowles, Grow e Candy, o post desafia a pedagogia tradicional e propõe uma reflexão: talvez ensinar menos seja o caminho para aprender mais.

Inteligência Artificial e Desastres Naturais: Prevenção e Resposta com Tecnologia Avançada
A inteligência artificial está revolucionando a forma como prevenimos, monitoramos e respondemos a desastres naturais. Neste artigo, exploramos como modelos preditivos, aprendizado de máquina e análise de big data estão sendo usados para antecipar eventos extremos, proteger vidas e influenciar políticas públicas. Uma abordagem avançada que conecta ciência, tecnologia e necessidade humana em um novo paradigma de resiliência climática.
Notícias Modal

Edital de Convocação para Reunião do Conselho De Administração
A Diretoria Executiva do Instituto Modal, no uso de suas atribuições, convoca os membros do Conselho de Administração para reunião extraordinária a realizar-se no dia

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA 2025
A Diretoria Executiva do Instituto Modal, no uso de suas atribuições, convoca todos os associados efetivos e fundadores, membros do Conselho de Administração e da

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 2025
A Diretoria Executiva do Instituto Modal, no uso de suas atribuições, convoca todos os associados efetivos e fundadores, membros do Conselho de Administração e da

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA
A Diretoria Executiva do Instituto Modal, no uso de suas atribuições, convoca todos os associados efetivos e fundadores, membros do Conselho de Administração e da

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA
A Diretoria Executiva do Instituto Modal, no uso de suas atribuições, convoca todos os associados efetivos e fundadores, membros do Conselho de Administração e da

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL
A Diretoria Executiva do Instituto Modal, no uso de suas atribuições, convoca todos os associados efetivos e fundadores, membros do Conselho de Administração e da