Blog CT&I
O Blog CT&I explora temas de Ciência, Tecnologia e Inovação, conectando teoria à prática. Com análises profundas, oferecemos insights valiosos para quem deseja estar na vanguarda das transformações tecnológicas.
Opiniões, Análises, Tendêndias


Aprender Fora da Sala: Jacotot, Autodireção e a Educação Não Formal
A experiência de Joseph Jacotot — ensinar sem explicar — encontra ecos poderosos na educação não formal, onde a aprendizagem nasce da vontade, da experiência e da autonomia. Este post traça paralelos entre o gesto radical de Jacotot e a prática cotidiana de educadores que atuam fora da escola: em projetos sociais, movimentos culturais, coletivos e comunidades. Invisível para muitos, mas essencial para milhares, a educação não formal resiste ao controle e reencanta o ato de aprender. Não ensina por imposição — provoca, confia e liberta. Onde o sistema padroniza, ela reconhece: toda inteligência é capaz.


Aprendizagem Humana e Inteligência Artificial: Paradoxos e Convergências
A inteligência artificial aprende — mas sem consciência, sem vontade, sem compreensão. Este post investiga os paradoxos entre a aprendizagem humana e a artificial, mostrando como máquinas otimizam resultados enquanto humanos precisam de sentido para aprender. A partir da experiência de Jacotot e das bases da neurociência e da IA moderna, o texto questiona se estamos imitando as máquinas, ensinando-as a nos imitar — ou simplesmente abrindo mão da nossa capacidade de aprender. Em um mundo de algoritmos cada vez mais eficientes, a pergunta central permanece: queremos mesmo continuar aprendendo, ou apenas funcionando melhor?


A Vontade de Aprender: O Papel da Motivação na Educação
A aprendizagem não acontece por imposição, mas por vontade. Este post explora, com base na psicologia e na neurociência, como a motivação genuína — enraizada na autonomia, na competência e no pertencimento — é a força que sustenta o esforço cognitivo. A vontade de aprender não é apenas um estado emocional: é um mecanismo cerebral que responde ao sentido percebido da ação. Inspirado na experiência de Joseph Jacotot, o texto propõe uma mudança de paradigma: o educador não deve apenas ensinar, mas provocar o desejo de saber. Porque ninguém aprende o que não quer compreender.


Aprendizagem Autodirigida: Fundamentos e Evidências Científicas
Joseph Jacotot, no século XIX, mostrou que é possível aprender sem explicação — desde que haja vontade. A partir dessa experiência, este texto investiga a aprendizagem autodirigida sob a luz da ciência cognitiva, destacando seu alinhamento com o funcionamento natural do cérebro humano. A autonomia, a curiosidade e a confiança na própria inteligência tornam-se centrais. Com base em autores como Knowles, Grow e Candy, o post desafia a pedagogia tradicional e propõe uma reflexão: talvez ensinar menos seja o caminho para aprender mais.


Inteligência Artificial e Desastres Naturais: Prevenção e Resposta com Tecnologia Avançada
A inteligência artificial está revolucionando a forma como prevenimos, monitoramos e respondemos a desastres naturais. Neste artigo, exploramos como modelos preditivos, aprendizado de máquina e análise de big data estão sendo usados para antecipar eventos extremos, proteger vidas e influenciar políticas públicas. Uma abordagem avançada que conecta ciência, tecnologia e necessidade humana em um novo paradigma de resiliência climática.


O Futuro do Trabalho com RPA: Robôs, Humanos e a Nova Revolução Produtiva
Neste artigo, exploramos como a automação robótica de processos (RPA) está redesenhando o mundo do trabalho, não apenas otimizando tarefas repetitivas, mas também desafiando empresas, profissionais e instituições a repensarem seus papéis em um cenário cada vez mais automatizado. A partir de exemplos práticos, dados de mercado e reflexões sobre governança algorítmica, o texto argumenta que o futuro não é sobre substituir humanos por máquinas — e sim sobre construir novas formas de colaboração entre eles.
Notícias Modal


Instituto Modal e Critical Security discutem o custo da não-adequação à LGPD
Live trará Leandro Malaquias, CEO da Critical Security, e Fabricio Santana, advogado, especialista em proteção de dados pessoais e pesquisador do Modal, discutindo o cenário mundial e brasileiro em relação às penalidades pelo descumprimento das normas de proteção de dados pessoais.


Instituto Modal lança curso introdutório sobre Proteção de Dados Pessoais
O curso de Contextualização e Introdução à Proteção de Dados Pessoais fornece uma visão geral sobre a economia de dados e a evolução histórica do conceito de privacidade, até chegar às leis sobre proteção de dados pessoais no Brasil e no mundo.


Pesquisador do Instituto Modal participa de pesquisa internacional sobre fundamentos da teoria dos conjuntos
A Teoria dos Conjuntos é uma linguagem e uma ferramenta importante para o raciocínio. É uma base para a Matemática — praticamente toda a Matemática pode ser formalizada na Teoria dos Conjuntos. Tudo a que você se refere em Matemática e, como conseqüência em todas as outras ciências, é formalizado na Teoria dos Conjuntos.


O que é Indução e o que ela tem a ver com a lógica e com a probabilidade?
Nesse webinar, o Prof. Walter Carnielli explora o problema da indução no campo da lógica, abordando temas como causa e efeito, argumentos e dilemas, inferências, probabilidade, estatística e outros assuntos correlatos.


Ontologias e Indústria 4.0
Nesse webinar, o Prof. Giancarlo Guizzardi aborda questões fundamentais sobre ontologias, qual o gap que podem vir a solucionar e como podem ser aplicadas à
Instituto Modal é credenciado na RNP
O Instituto Modal foi credenciado como membro do sistema da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a partir de 16 de abril de 2020.