Blog CT&I
O Blog CT&I explora temas de Ciência, Tecnologia e Inovação, conectando teoria à prática. Com análises profundas, oferecemos insights valiosos para quem deseja estar na vanguarda das transformações tecnológicas.
Opiniões, Análises, Tendêndias


Aprender Fora da Sala: Jacotot, Autodireção e a Educação Não Formal
A experiência de Joseph Jacotot — ensinar sem explicar — encontra ecos poderosos na educação não formal, onde a aprendizagem nasce da vontade, da experiência e da autonomia. Este post traça paralelos entre o gesto radical de Jacotot e a prática cotidiana de educadores que atuam fora da escola: em projetos sociais, movimentos culturais, coletivos e comunidades. Invisível para muitos, mas essencial para milhares, a educação não formal resiste ao controle e reencanta o ato de aprender. Não ensina por imposição — provoca, confia e liberta. Onde o sistema padroniza, ela reconhece: toda inteligência é capaz.


Aprendizagem Humana e Inteligência Artificial: Paradoxos e Convergências
A inteligência artificial aprende — mas sem consciência, sem vontade, sem compreensão. Este post investiga os paradoxos entre a aprendizagem humana e a artificial, mostrando como máquinas otimizam resultados enquanto humanos precisam de sentido para aprender. A partir da experiência de Jacotot e das bases da neurociência e da IA moderna, o texto questiona se estamos imitando as máquinas, ensinando-as a nos imitar — ou simplesmente abrindo mão da nossa capacidade de aprender. Em um mundo de algoritmos cada vez mais eficientes, a pergunta central permanece: queremos mesmo continuar aprendendo, ou apenas funcionando melhor?


A Vontade de Aprender: O Papel da Motivação na Educação
A aprendizagem não acontece por imposição, mas por vontade. Este post explora, com base na psicologia e na neurociência, como a motivação genuína — enraizada na autonomia, na competência e no pertencimento — é a força que sustenta o esforço cognitivo. A vontade de aprender não é apenas um estado emocional: é um mecanismo cerebral que responde ao sentido percebido da ação. Inspirado na experiência de Joseph Jacotot, o texto propõe uma mudança de paradigma: o educador não deve apenas ensinar, mas provocar o desejo de saber. Porque ninguém aprende o que não quer compreender.


Aprendizagem Autodirigida: Fundamentos e Evidências Científicas
Joseph Jacotot, no século XIX, mostrou que é possível aprender sem explicação — desde que haja vontade. A partir dessa experiência, este texto investiga a aprendizagem autodirigida sob a luz da ciência cognitiva, destacando seu alinhamento com o funcionamento natural do cérebro humano. A autonomia, a curiosidade e a confiança na própria inteligência tornam-se centrais. Com base em autores como Knowles, Grow e Candy, o post desafia a pedagogia tradicional e propõe uma reflexão: talvez ensinar menos seja o caminho para aprender mais.


Inteligência Artificial e Desastres Naturais: Prevenção e Resposta com Tecnologia Avançada
A inteligência artificial está revolucionando a forma como prevenimos, monitoramos e respondemos a desastres naturais. Neste artigo, exploramos como modelos preditivos, aprendizado de máquina e análise de big data estão sendo usados para antecipar eventos extremos, proteger vidas e influenciar políticas públicas. Uma abordagem avançada que conecta ciência, tecnologia e necessidade humana em um novo paradigma de resiliência climática.


O Futuro do Trabalho com RPA: Robôs, Humanos e a Nova Revolução Produtiva
Neste artigo, exploramos como a automação robótica de processos (RPA) está redesenhando o mundo do trabalho, não apenas otimizando tarefas repetitivas, mas também desafiando empresas, profissionais e instituições a repensarem seus papéis em um cenário cada vez mais automatizado. A partir de exemplos práticos, dados de mercado e reflexões sobre governança algorítmica, o texto argumenta que o futuro não é sobre substituir humanos por máquinas — e sim sobre construir novas formas de colaboração entre eles.
Notícias Modal


Edital de Convocação para Assembleia Geral Extraordinária
A Diretoria do Instituto Modal, no uso de suas atribuições, convoca todos os associados para Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 7 de abril


Edital de Convocação para Assembleia Geral Ordinária
A Diretoria do Instituto Modal, no uso de suas atribuições, convoca todos os associados para Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 25 de março


Uma reflexão natalina
Depois de um ano com muito trabalho e desafios, preparamos as festividades para celebrar o nascimento de Jesus. Foram 365 dias complicados, mas melhores do que os anteriores. Conseguimos sair de casa, respirar um pouco mais de ar puro, encontrar alguns amigos e conquistar novos projetos.


Modelo de Recomendação de Rotas Baseado em Matriz OD
Nesta live o Dr. Romualdo Alves Pereira Junior fala sobre como a inteligência artificial pode construir melhores rotas e desenhos logísticos a partir da Matriz Origem-Destino (OD).


Edital de Convocação para Assembleia Geral Extraordinária
A Diretoria do Instituto Modal, no uso de suas atribuições, convoca todos os associados para Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 15 de dezembro de 2021, na modalidade de videoconferência pelo aplicativo “Google Meet”, com acesso exclusivo através do link


Gestão de Risco em Projetos Ágeis
Na live de quarta dessa semana (17/nov), a conversa é com Adinilson Martins, especialista em Gestão de Riscos, Projetos e Processos, e Ricardo Peters, especialista em Negócios Ágeis, e o tema é Gestão de Riscos em Projetos Ágeis. Entenda qual é a natureza e os benefícios de um projeto ágil em diferentes áreas e setores, mas também aprenda a enxergar os riscos e como transformá-los em oportunidades.