Blog CT&I
O Blog CT&I explora temas de Ciência, Tecnologia e Inovação, conectando teoria à prática. Com análises profundas, oferecemos insights valiosos para quem deseja estar na vanguarda das transformações tecnológicas.
Opiniões, Análises, Tendêndias


Aprendizagem Humana e Inteligência Artificial: Paradoxos e Convergências
A inteligência artificial aprende — mas sem consciência, sem vontade, sem compreensão. Este post investiga os paradoxos entre a aprendizagem humana e a artificial, mostrando como máquinas otimizam resultados enquanto humanos precisam de sentido para aprender. A partir da experiência de Jacotot e das bases da neurociência e da IA moderna, o texto questiona se estamos imitando as máquinas, ensinando-as a nos imitar — ou simplesmente abrindo mão da nossa capacidade de aprender. Em um mundo de algoritmos cada vez mais eficientes, a pergunta central permanece: queremos mesmo continuar aprendendo, ou apenas funcionando melhor?


A Vontade de Aprender: O Papel da Motivação na Educação
A aprendizagem não acontece por imposição, mas por vontade. Este post explora, com base na psicologia e na neurociência, como a motivação genuína — enraizada na autonomia, na competência e no pertencimento — é a força que sustenta o esforço cognitivo. A vontade de aprender não é apenas um estado emocional: é um mecanismo cerebral que responde ao sentido percebido da ação. Inspirado na experiência de Joseph Jacotot, o texto propõe uma mudança de paradigma: o educador não deve apenas ensinar, mas provocar o desejo de saber. Porque ninguém aprende o que não quer compreender.


Aprendizagem Autodirigida: Fundamentos e Evidências Científicas
Joseph Jacotot, no século XIX, mostrou que é possível aprender sem explicação — desde que haja vontade. A partir dessa experiência, este texto investiga a aprendizagem autodirigida sob a luz da ciência cognitiva, destacando seu alinhamento com o funcionamento natural do cérebro humano. A autonomia, a curiosidade e a confiança na própria inteligência tornam-se centrais. Com base em autores como Knowles, Grow e Candy, o post desafia a pedagogia tradicional e propõe uma reflexão: talvez ensinar menos seja o caminho para aprender mais.


Inteligência Artificial e Desastres Naturais: Prevenção e Resposta com Tecnologia Avançada
A inteligência artificial está revolucionando a forma como prevenimos, monitoramos e respondemos a desastres naturais. Neste artigo, exploramos como modelos preditivos, aprendizado de máquina e análise de big data estão sendo usados para antecipar eventos extremos, proteger vidas e influenciar políticas públicas. Uma abordagem avançada que conecta ciência, tecnologia e necessidade humana em um novo paradigma de resiliência climática.


O Futuro do Trabalho com RPA: Robôs, Humanos e a Nova Revolução Produtiva
Neste artigo, exploramos como a automação robótica de processos (RPA) está redesenhando o mundo do trabalho, não apenas otimizando tarefas repetitivas, mas também desafiando empresas, profissionais e instituições a repensarem seus papéis em um cenário cada vez mais automatizado. A partir de exemplos práticos, dados de mercado e reflexões sobre governança algorítmica, o texto argumenta que o futuro não é sobre substituir humanos por máquinas — e sim sobre construir novas formas de colaboração entre eles.


Tecnologia Assistiva: O Elo Perdido da Educação Inclusiva
Este artigo explora o papel crucial da tecnologia assistiva na promoção da educação inclusiva, destacando como os avanços tecnológicos podem transformar a vida de estudantes com diferentes necessidades. Discutiremos os tipos de tecnologia assistiva disponíveis, suas aplicações práticas em sala de aula e os benefícios que proporcionam para o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos. Analisaremos também os desafios e as perspectivas futuras da tecnologia assistiva na educação, enfatizando a importância de políticas públicas e investimentos para garantir o acesso a essas ferramentas para todos os estudantes.
Notícias Modal


Instituto Modal explora Arquitetura da Informação e Internet das Coisas em artigo publicado na Springer
O professor Mamede Lima-Marques, diretor-presidente do Instituto Modal, juntamente com sua aluna de doutorado, Flávia Lacerda, do Instituto Serzedello Correa, do Tribunal de Contas da


Instituto Modal participa da IJCAI-19
O professor Walter Carnielli, presidente do Comitê Científico e coordenador do Laboratório de Lógica e Raciocínio Crítico do Instituto Modal, tornou-se membro do Comitê de


Instituto Modal é membro da OSPT Alliance
Em 1 de outubro de 2018, o Conselho de Diretores da OSPT Alliance aprovou a inclusão do Instituto Modal no seu quadro de associados, que


Instituto Modal e Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento assinam acordo de cooperação
O Instituto Modal, representado pelo seu Diretor Presidente, Prof. Mamede Lima-Marques, e pelo seu Diretor Administrativo-financeiro, Wellington Evangelista, visitou, entre os dias 28 e 30


Lima-Marques e Carnielli publicam no Journal of Applied Non-Classical Logics
Foi publicado, em 9 de fevereiro de 2018, no Journal of Applied Non-Classical Logics, o artigo intitulado Society semantics and the logic way to collective


Chamada Pública Simplificada nº 3/2018: Seleção de Candidatos para Cargos Diversos
Instituto Modal de Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada Pública Simplificada nº 3/2018 Seleção de Candidatos para Cargos Diversos O Instituto Modal de Ciência, Tecnologia e